UM AMIGO AFIRMA QUE não se aprende nada quando a gente acha que está certo o tempo todo. Uai, eu pensava que nem sábios teriam essa coragem, de se achar certos o tempo inteiro!

Mas o que dizer de "ser sábio"? Alguém que, com o tempo, adquiriu tanta cultura e conhecimento que é capaz de opinar sobre assuntos muito acima do entendimento mundano? Ou é aquele Ser Humano que superou a fase de discutir com néscios e idiotas por saber que nem sempre o debate CONVENCE o parvo de sua falta de compreensão?
Acho, e ai sou eu quem acha, que tudo na vida tem sempre 3 visões de qualquer assunto. E o tempo (que não é pouco o que passei) me mostrou que todas elas são importantes e contêm um fundo de verdade. Cada um a seu modo acaba alcançando um minuto de razão. O que faz a minha opinião ter mais valor que as outras é que define meu posicionamento.
Aprendi por exemplo que qualquer coisa que atinja minha formação pessoal, que vá contra a construção do meu caráter, não me serve. Que conceitos que plantaram em mim no decorrer da vida não podem - e não devem! - ser considerados. E que Verdades absolutas não devem ser respeitadas.
Não posso achar que estou errado quando se trata de coisas que atinjam o meu ego cristão. Que acertem o princípio do amor ao próximo ou do respeito às leis e à sociedade.
Aplaudir um líder que não respeita as instituições para as quais foi eleito e jurou respeitar, por exemplo. Ou defender outro que, em que momento seja, tenha se aproveitado do cargo para tomar para si algo que é de propriedade do Poder Público.
Para mim, não é estar certo o tempo todo. É andar certo o tempo todo, dentro daquilo que as regras que construí como éticas sobrevivem em minha vida.
Então, meus amigos, se o cara é omisso frente à saúde de um povo, para mim ele não serve. E se há suspeitas em relação ao seu enriquecimento suficientes para taxa-lo de ladrão, ele não deveria sequer aparecer como opção de voto.
Sou assim. Pode ser que não esteja certo, só tenho certeza que respiro. A diferença é que, entre o certo e o errado, políticos são para mim o que eu gostaria que fosse eu num cargo eletivo: ético o bastante para que meu caráter permanecesse intacto.

Leave a Reply