Sentado aqui, à frente do computador, fico me perguntando: e ai, meu pai? De onde você está, o que dá para entender de tudo isso? E quando falo tudo isso, é tudo mesmo!
"Quanto tempo estou acima disso que você chama de tudo, meu filho! Nada do que vejo passa perto do que eu vivi. As informações que eu absorvia vinham do "O Estado de Minas" comprado todas as manhãs, e lido até os pequenos anúncios. Minha leitura domingueira, nas varandas pelas quais passei me ensinaram que tudo precisa de calma para ser lido, entendido. A velocidade das informações engolem a realidade, misturam-se e fazem um caldo grosso de desinformação! As fontes precisam ser honestas. E convenhamos que honestidade é coisa rara nesse mundo do século XXI.
Eu gostaria de poder lhe aconselhar. Quem sabe até voltarmos a nos falar. Tudo que você espera de mim, não posso lhe dar. Busque no passado que vivenciamos juntos, lá estará a resposta para um pouco de suas dúvidas".
É, pai. Segui teu conselho, viu? Voltei em 1982. Estávamos, eu e você, preparando a correspondencia para o então candidato Eliseu Resende ao governo de Minas. Estávamos no comitê da R.a Guajajaras. Chegou a informação de que o candidato da oposição, Tancredo Neves, estava chegando ali próximo, no Mercado Central para uma caminhada. E em sentido contrário, vinha uma batelada de nossos apoiadores, prontos para o confronto. Você não gostou. E pediu que fossemos até lá. Era perto. Fomos a pé, lembra? Entramos no Mercado pelo lado da Augusto de Lima. Tancredo entrou pelo lado da Amazonas e então, nos encontramos - antes da turma nossa que também buscava a caravana do MDB - com o baixinho Tancredo. Este, vindo em meio ao povo tropeçou e quase caiu. Por coincidencia foi você quem o amparou. Em uma frase curta, dita no pé do ouvido, tudo se acertou. Alertado, Tancredo, um estadista da paz, ordenou o retorno da comitiva, e assim evitamos o confronto. Ao chegarem nossos "aliados" sua palavra foi curta: acabou, todos de volta para o comitê! E deu-se o fim de um grande problema.
Trago, então, para hoje aquilo que passamos. Você evitou um problema muito sério! Não era à toa que o chamavam de um mestre articulador!

Leave a Reply