PRÁ DORMIR PENSANDO...
      
        Prefácio

Por volta de 3 anos atrás embarquei numa aventura de escrita que tem marcado minhas postagens na rede social do Facebook. “Prá dormir pensando” são pensamentos soltos, nada a ver com nada, exceto com a vontade de exprimir o que penso num determinado momento do dia. A linguagem é coloquial, sem muita preocupação com regras ortográficas, alguns erros ocasionados pela escrita cibernética... mas vale a intenção, o conceito.
Alguns são relativos à minha história particular, outros tratam da visão que tenho sobre a vida; também tem postagens onde exponho a minha pouca experiência, e até mesmo ouso deixar conselhos. A seguir, uma coletânea dessas gotas de mim expostas na internet.
Espero que gostem. Um abraço


Pensando....
queria dormir e acordar com menos 20 anos, no mínimo. Nem precisava da experiencia acumulada em toda minha vida até agora.
Só queria mais tempo... esse troço que cuida da nossa estada aqui na terra, segundo após segundo.
Queria mais tempo prá tentar fazer mais. Viver mais. Amar - voltar a amar - mais!
Perder mais um pouco... ganhar de vez em quando. A vida é um brinde. Não dá prá deixar de querer ficar!
                                                                    dormindo....

A cada dia que passa mais me coloco como servo de algo bom, de uma vontade de fazer o bem.
A cada passo que dou me garanto; não como o dono da bola - aquele que, se perdesse a pelada, pegava a pelota e ia embora - mas como um contribuinte comprometido com o  valor maior da cristandade: brigo por ser útil.
De uma coisa não posso fugir: do meu real ser...

Já plantei uma árvore (bem mais que uma!), já tive um filho (4, prá ser mais exato). Espera  que vou fazer como meu amigo 
Manoel Lago, correr ali e escrever meu livro. Assim, se Deus quiser encerrar minha jornada amanhã, que eu a tenha cumprido com esmero.

Perna prá andar, braços prá abraçar, medo prá sentir...
porque não viver, se é essa a maior dádiva divina? Lembrar que alguns sem as pernas se locomovem, sem braços ainda transmitem calor humano, e muitos com medo acabam sendo mais corajosos que os heróis...

Não. Desistir é impossível. Posso até diminuir meu ímpeto e tratar de cuidar da minha vida, sem me importar com as mazelas ao meu redor. Mas parar de ser o que sou é uma afronta à minha sina. Não mudo o que sou. Mudo prá onde vou. 

Não escrevo esperando curtidas... nem comentários. Não uso do teclado para alcançar audiências; nem fico preocupado se não leem o que escrevo. Sempre gostei da escrita, da minha língua mãe, sou ágil no teclado e desabafo nele todas as minhas ânsias e desejos. 
Também não sou um ente partidário. Não frequento reuniões de partidos políticos. Prefiro os encontros com o povo, com pessoas. Que brigam comigo, mas que se dispoêm a uma relação coerente com a VIDA. 
Não perca seu tempo achando ruim com meu jeito. Arrume um jeito seu, e seja feliz também...

Tanto faz se a jornada foi curta ou teve uma história comprida.
Nada importa quando a gente se vai; cerramos os olhos, esfriamos nossa pele, deixamos que nos carreguem, enfim, nos dominem como nunca permitimos antes. Perdemos o pudor, a vergonha de nossas falhas carnais e, enfim, quero acreditar, veremos com olhos superiores tudo que acontece à volta do corpo que se decompôe aos poucos e que foi nossa casa.
Deixa de ter valor as coisas, porque só assim percebemos sua pequenez...
Ó morte, tu que és tão forte, que matas o rato, o gato, o cachorro, o lobo e o homem: tira de mim a soberba e me faça entender que sou como todos os outros e faça com que meus valores sejam acima de tudo decentes nos ensinamentos de Cristo.

... e vem o fogo e me queima
ilumina, incendeia uma alma quieta e carente de ilusões.
... e vem um sol quente e arde a pele que recobre aquela parte do corpo humano que não é mais seu.
... mas vem um sopro divino que fresco, limpo, abre as fronteiras do arrepio, faz sorrir
e esfria a gente...

Vivemos as fases determinadas pelo tempo. As coisas que  acontecem com a gente hoje determinam nosso futuro e por isso precisam ser bem analisadas, bem polidas para se tornarem prata brilhante amanhã. 
Preciso aprender ainda mais; é pouco o que sei. Talvez a impulsividade que mora em mim não deixe que eu ouça mais, e o turbilhão de frases que solto podem fazer do meu intento um fracasso. Mas não serei jamais omisso... e é nisso que reside minha esperança de que amanhã pode ser melhor...

Vc se esforça, luta prá ser honesto; batalha uma vida em busca de de bom e deixar aos seus filhos como exemplo.
Ai... chega à conclusão que mesmo dormindo em paz, na certeza do dever cumprido e com os bolsos vazios, tendo o coração pleno da consciencia que  vem de uma sensação se estar correto, não tem aos olhos da sociedade seu valor reconhecido. Mesmo que não seja isso o que nos faz tão burros a ponto de abrir mão de ações profissionais para ajudar alguém ou à própria comunidade, é dolorido perceber que mesmo afastado, você sempre será parte do "sistema"; e pior, da parte negra desse sistema.
Sem problemas, ainda resta em mim força bastante para sair da lama com a alma limpa, pois sujeira, a água limpa. Menos aquela que penetra em sua idoneidade....

"Lealdade é um artifício que se usa para que façamos algo que não devemos fazer!"
é ou não é prá dormir pensando?

Divergir é necessário, debater é fundamental. Criar inimizades por causa de política é totalmente dispensável....

As mesmas pessoas que gritam contra o governo corrupto, o vereador ladrão, o prefeito inoperante, são aqueles que roubam luz ou água - ou os dois - fazem gato de TV paga, sonegam impostos e fazem questão de não devolver o que é achado (afinal, achado não é roubado). Se questionados dizem: - mas todo mundo faz! 
E seguem a vida alimentando a balbúrdia da corrupção diária, que nos faz passar pelo país do jeitinho, do se arrumar a qualquer preço.
O resultado é que temos um governo que merecemos: corrupto, baixo, cheio de mazelas e pronto paralimpar os cofres públicos em benefício de si mesmos. 
..... e quando surge alguém com o minimo de boa intenção nesse cenário quase todo podre, ou é chamado de otário ou não chega a lugar nenhum...
É... acho que não vou é dormir!

Segue meu país surfando as ondas; aquelas que já foram marolas, hoje se tornam tsunamis. Segue meu país como um guerreiro solitário, enfrentando as mazelas de desgovernos e politicagens a lhe gerir os gestos.
Segue meu país, sofrido, escorchado, espoliado e temeroso, a correr contra o desmatamento, o desprezo pelo descarte do lixo, a falta d'água e o exasperante sentimento de que nossa nação não é mais um rincão de esperança.
Segue meu país, essa pátria que carrego ao peito, vítima de dados estatísticos manipulados. A justiça com um olho aberto vendo quem condena, com sua polícia e exército manietados pelo livro de leis que protegem a quem deveriam condenar.
Sigo meu país, e com coragem, ainda sonho que ele pode ser, quem sabe para meus netos, o Brasil de amor eterno e simbolo da bandeira que o simboliza.
Vai Brasil, prá frente brasileiros! Pois a fé não costuma falhar, e é nela que reside minha resistencia!

Batendo a real : humildade é coisa que tenho visto pouco. Já aconteceu comigo : postei ou falei uma m... Optei por me retratar ao invés de deletar. Prá mim é mais importante me reconhecer errado do que apagar o erro . No segundo caso vou me sentir enganando .... a mim mesmo .

Casamento prá dar certo não é um olhar pro outro, mas sim os dois olharem para a mesma direção!" Dorme com essa ou siga pensando!

Chega a época do frio, a gente desenterra até aquela velha jaqueta de couro. Só não desenterra a solidariedade, a preocupação com o SER HUMANO. 
Será que poderíamos separar algo que não esteja na moda, não nos sirva mais (tá cheio de gordinho ai!), ou mesmo que tenha algum pequeno defeito e levar para alguém que esteja desprotegido? Que esteja SENTINDO FRIO?
Não estou liderando campanha alguma. Mas deixo aqui a proposta: coloque no seu carro, em sua bolsa, uma blusa, um cobertor. Ao se deparar com um morador de rua, perca 20 segundos do seu tempo e dê a ele o conforto da solidariedade. Custa pouco, doi menos ainda, e a recompensa é a alma leve e o sorriso que jamais será esquecido daquele que recebeu...

Nunca pensei em ser rico; nunca imaginei ser um mega ultra qualquer coisa.
Sonhei ser um poeta, mandei mal e meus versos eram quebrados; sonhei ser útil à minha comunidade, e tudo que consigo são migalhas que colho junto dos poucos que me compreendem; vivi uma era prá ser pai, presente, amigo, exemplo, vida a servir de farol. Até nisso vejo hoje que não obtive sucesso. Andei me perdendo em meus sonhos...
Não conto as noites em que imaginei meus sonhos se tornarem verdades. E hoje, aqui sentado, desanimado até de tirar meus sapatos, revejo a caminhada que fiz, e me sinto...derrotado. Ou quase. Porque ainda me resta um pouco de força, e é essa reserva que vou usar para que algo eu deixe por aqui. Não a árvore que plantei. Não as palavras que disse para ensinar. Não somente a postura de honestidade. 
Algo prá marcar e ser lembrado. Ainda que cansado, é o que vou tentar.

Não mude pelas pessoas, transforme-se por opção! Não perca seu tempo fazendo algo porque os outros querem. O que os outros querem nunca será aquilo que você vai escolher; senão, prá que ter livre arbítrio?

Não são pessoas que nos decepcionam... são as atitudes delas!!!!!!!

Quem não tem telhado de vidro, quem não teme a vida, quem é massa com fermento, avisa:
pedra eu uso prá fazer alicerces, ameaças eu tomo como desespero, e pancada me faz crescer.... 
e com isso........... ahhhhhhhhhhhh..... com isso eu vou ver um jogo ali...kkkk


O bacana da vida é não ser Jesus... mas tentar andar nos caminhos dele...
 prá dormir pensando....

Leave a Reply