A Camara Municipal de Belo Horizonte aprovou, de maneira quase surpreendente, projeto de lei que determina a votação aberta em casos de vetos do prefeito e cassação de mandatos (emenda à lei organica 15/2012). Então, com o fim dessa paternalista medida, os nobres vereadores se verão à mercê da opinião pública, que então poderá julgar quem, realmente, está do lado do povo, ou simplesmente, legislando em causa própria (ou do prefeito!)
Maravilha! É assim que se iniciam mudanças radicais. Imaginem o impacto disso junto ao Congresso, à Assembleia; pense em como seria bom sabermos, por exemplo, quem votou contra a cassação do senador Demostenes...e Belo Horizonte, e outras cidades também, iniciam isso por suas Camaras de Vereadores!
Santa Luzia merece uma coisa assim; podem me cobrar nas primeiras semanas de meu mandato, se eleito, a proposição de medida similar para os vereadores luzienses. Acredito de verdade que transparencia para os atos do Legislativo, do Executivo, disponíveis em todos os meios de comunicação possíveis, bem como publicação dos gastos é materia principal, e deve ser resolvida no primeiro mes do novo governo.

Leave a Reply