Que engraçado, a distancia faz com que a gente repense tanta coisa, que é capaz de mudar os rumos de tudo que pensamos como certo.
Por exemplo, vamos rever o conceito de coragem. Afinal, isso tem se tornado uma lenda, um sinonimo de heroismo, e não é por ai. Repenso coragem como algo menos leve, menos simples. Passa a ser uma coisa dificil de alcançar, na medida em que o homem perde aos poucos seu contato natural com a surpreendente Mãe Terra e seus habitantes. Quando um homem de 1,89m se assusta com uma barata, mas se acha corajoso o suficiente prá encarar um salto no infinito com um pano nas costas... quando um sujeito entra em panico ao ver um rato, virando uma moçinha assustada em cima da cadeira, mas tem peito suficiente prá entrar num octogono e partir a cara de um sujeito mais monstro do que ele, a questão é saber onde está a coragem.
Amigo Roy,
Esse texto me fez lembrar o livro Quem mexeu no meu queijo, é uma ótima leitura para as pessoas que possuem dificuldades em entender e aceitar as mudanças, e tb abrange muito o fator coragem... no sentido de impulsionar para o novo através de mudanças mentais. Nossa sociedade é muito assombrada hoje com o medo, e os piores medos dos nossos medos, nossos próprios fantasma.
Penso que coragem é resistência ao medo, domínio do medo, e não ausência do medo.
E a cada dia que passa Guimarães Rosa tem mais razão:
"O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria,aperta e daí afrouxa,sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
Coragem é vontade de seguir em frente sem medo, medo de dar de cara com o mundo, quem dera hóoo vida se tudo fosse como ter medo de matar uma barata é tão mais complicado enfrentar o mundo e pior, enfrentar o mundo para outra pessoa, como um filho, quisera eu saber lidar com sabedoria para poder mostrar o caminho da coragem para quem ainda precisa de mim...