Dia 19 de maio de 2011. Anexo da Camara Municipal de Santa Luzia; reunião em Audiencia Pública para tratar de projeto do Executivo que doava uma área de 10 mil metros de mata ambiental para uma empresa privada.
Fico aqui me perguntando se a consciencia  com o planeta, a preocupação com o saneamento das águas, com a vida em geral é assunto da moda ou apenas mote de campanha politica. Ora, se um prefeito manda proposta de lei como essa, uma empresa privada se submete ao ridiculo de apresentar-se como beneficiada numa jogada tão vergonhosa como anti-popular, não tem como acreditar que a preocupação com o ambiente é mero joguete de interesses. E dos menores, diga-se de passagem.
Na manhã dessa quinta-feira, alunos da Escola Estadual, avisados de ultima hora da  apresentação do projeto, correram a se articular e fizeram uma passeata que fechou a avenida principal. Professores, diretores, pais de alunos abriram suas bocas e protestaram veemente contra aquilo que, para eles, é uma agressão ao ecossistema ali instalado. ""A tarde, dezenas de pessoas sentaram-se à frente dos vereadores e ouviram os fracos argumentos sobre a implantação do parque gráfico. E então, alguns poucos privilegiados puderam se pronunciar contra aquilo que é na verdade um tapa na cara da sociedade ali representada.
Restou  a lição inesquecivel: o povo pode! A comunidade mobilizada não se calou e deu à Camara Municipal uma lição de civilidade: é no contexto da discussão aberta que os interesses comuns devem ser tratados. E é no interesse maior do bem comum que a vida emerge como essencia, não como jogada politica para fins particulares mesquinhos.
A comunidade se mexeu; e deu seu jeito. O projeto foi retirado da pauta de votação, a ideia sepultada, os vereadores tiveram de acatar a vontade do povo e o prefeito recebeu o recado de que o povo não vai se calar... a comunidade resolveu o problema!

One Response so far.

  1. Jane says:

    Bacana! Parabéns ao povo de Santa Luzia!

Leave a Reply