O pensamento é um troço engraçado; de vez em quando leva a gente para uns lugares distantes, esquecidos no passado ou na memória.
Acordei cedo hoje para levar minha Tatá ao programa Unibanco. E vim pelo caminho pensando... voltei no tempo, tanto tempo atrás, quando eu cruzava a favela do Pindura Saia para ir até a casa da minha tia.
Um dia, passando na antiga praça da igreja de Santanna (Afonso Pena com Contorn0), fiquei observando os pedreiros demolindo o resto que sobrava dela para que a praça terminasse. Moleque levado, 10  prá 11 anos, fiquei curioso com a escada que sumia terra adentro, e, metido a corajoso, me enterrei naquele buraco escuro... algumas frestas deixavam advinhar o que tinha ali  e que na verdade era uma cripta. Se tinha restos mortais lá, não sei, mas as placas de mármore não deixavam dúvidas sobre o que havia lá.
Me deu uma sensação estranha, que, hoje, volto a sentir. Um arrepio seco, cabelos eriçados por um pressentimento ou um pensamento ruim. Dei pausa em tudo. Assim que eu faço, quando fico pensando besteira. Paro de pensar e recomeço de um outro ponto.
Sempre que me vem esse tremor, o motivo é o mesmo: pensar na morte, senti-la perto. Duvida? Coincidencia ou não, chego em minha loja e na lanchonete da av. Brasilia, um conhecido teve um infarto fulminante....

Leave a Reply